biosphera21

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Estudos para uma Estrutura Ambiental Urbana para São Paulo

Estudo do Covid-19 na Cidade de São Paulo

Participação em eventos / apoio didático

Cartografia socioambiental do TICP Jaraguá Perus

Impacto de empreendimento imobiliário na Terra Indígena do Jaraguá e na conectividade ecológica

Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP)

Programa Formação para a Natureza e a Cidade

Debatendo os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem

Condições de vida, escolarização, saúde e ambiente no Recanto dos Humildes, Perus

Territórios e Paisagens Educativas: Planejamento e Processos Colaborativos na Periferia Noroeste da Cidade de São Paulo

Parques Naturais e APAS na Produção Contemporânea da Paisagem em São Paulo.

projeto biosphera 21

PAISAGENS PARTILHADAS. AÇÕES, ENSINO, PESQUISA

Existimos em paisagens partilhadas. É parte de nossa condição humana existirmos apenas entre outros, com os quais e entre os quais aprendemos a nos significar e a escolher nossos caminhos. Existimos no mundo, e nossa existência é uma contínua compreensão desse mundo e de sua transformação, no qual construímos nossos significados, esperanças e capacidade de ação. Infelizmente, como temos visto, esse modo de partilha pode ser violento e adverso ao extremo, o que temos a obrigação de recusar.

Felizmente, como devemos preferir, essa partilha também pode ser solidária e afetiva, para o que temos a obrigação de procurar os meios colaborativos que contribuam para estas possibilidades melhores. Estes meios no projeto Biosphera21 podem envolver:

  • desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos;
  • desenvolvimento da sensibilidade e da ética;
  • desenvolvimento de projetos e programas educativos;
  • desenvolvimento de processos solidários e colaborativos;
  • desenvolvimento de políticas públicas.

Sobretudo, esses meios exigem de nós uma nova disposição mental e cidadã fundada em valores éticos e solidários.

Programa Formação para a Cidade: o Parque do Jaraguá e sua dinâmica natural. Núcleo de Estudos da Paisagem, Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA/Perus), Programa Ambientes Verdes e Saudáveis/Supervisão, Técnica de Saúde de Perus (PAVS/STS Perus), EMEF Jardim da Conquista, a EMEF Jairo de Almeida. Foto do acervo do projeto.


espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville

Folha, detalhe. Foto de Euler Sandeville, 2009.